Univers | Blog

Como implementar um programa de saúde corporativo de sucesso

18 de Setembro de 2023
Leia em 4 minutos

Institucional

Saúde e bem-estar sempre foi um dos melhores benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus funcionários, ajudando na prevenção e problemas de saúde mental e física, além de interferir no desempenho e na produtividade durante o trabalho.

Porém, implementar programas de saúde e bem-estar pode parecer um desafio. Por isso, é importante que haja um plano estruturado de como cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários, pois ações eventuais provavelmente não serão tão efetivas.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de como começar a estruturar um programa de saúde corporativo em uma empresa.

1. Tenha um olhar integral

Busque montar um programa de saúde e bem-estar abrangente, detalhado e bem-planejado. Considerando a saúde mental, física e emocional de seus funcionários.

2. Envolva a Liderança

Para que qualquer programa de saúde e bem-estar tenha sucesso é necessário o compromisso dos líderes da empresa. Incentive a participação dos funcionários de todos os níveis, incluindo os líderes da empresa.

3. Incorpore na Cultura

A saúde e o bem-estar devem estar integrados a cada prática de negócios e à política da companhia. O programa deve analisar o ambiente e propor soluções que olhem o colaborador como um todo.

4. Dê voz ao colaborador

É preciso saber ouvir em vez de simplesmente decidir. Procure ouvir quais são as reais necessidades dos funcionários. Faça pesquisas e envolva a equipe na criação do programa para que eles se sintam parte do processo.

5. Pequenas ações podem gerar grandes resultados

Não é preciso muito dinheiro. Após entender as demandas é importante criar um plano de desenvolvimento pessoal composto por pequenas ações

6. Divulgue suas ações

A comunicação aumenta o engajamento. Por isso, transmita mensagens de forma clara, direta e, principalmente, com regularidade.

Além disso, é importante ficar atento ao que não fazer ao implementar um programa de bem-estar. Abaixo, listamos os principais erros que devem ser evitados.

  1. Evite pressionar ou exigir que os funcionários participem de atividades fora do escritório. Isso pode causar mais estresse aos colaboradores.
  2. Não incentive a competição em excesso como principal componente do programa de bem-estar. Isso pode criar um ambiente mais cruel e desconfiado.
  3. Tente não seguir uma definição padrão de programa de saúde, priorizando apenas um tipo de bem-estar.

Nós da Univers podemos te ajudar a construir um programa de promoção de saúde conectado com a realidade do seu negócio e sua equipe. Saiba mais sobre os diferenciais do PBM da Univers.

Seja Univers também, clique aqui.

Onde aceita o benefício da Univers?

Seu colaborador poderá utilizar o benefício da UNIVERS em mais de 2.800 lojas Raia Drogasil, e também através dos respectivos sites, aplicativos e televendas das farmácias.

Como funciona uma compra com o benefício da Univers?

Assim que o colaborador entra em uma de nossas farmácias, deparará uma grande variedade de medicamentos, ao apresentar o cartão físico ou digital da UNIVERS no caixa, ele encontrará ofertas personalizadas e descontos exclusivos.Os usuários também poderão aproveitar todas as nossas vantagens online, por meio dos sites e aplicativos, e televendas da Raia Drogasil.

O sistema da Univers é seguro?

Nos adequamos a todas as normas da LGPD, sigilo total na utilização das informações enviadas, sendo os dados utilizados exclusivamente para identificação dos usuários e concessão das vantagens acordadas.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec non augue felis. Sed luctus risus sit amet sapien fringilla scelerisque. Etiam eget dignissim arcu. Maecenas ullamcorper feugiat purus ut bibendum. Donec eget convallis tellus, ac lobortis mi. Ut eget velit pharetra, tempus ex et, dapibus ligula.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec non augue felis. Sed luctus risus sit amet sapien fringilla scelerisque. Etiam eget dignissim arcu. Maecenas ullamcorper feugiat purus ut bibendum. Donec eget convallis tellus, ac lobortis mi. Ut eget velit pharetra, tempus ex et, dapibus ligula.

Perguntas frequentes

Aqui estão nossas respostas.

Central de ajuda >